Com mais de 30 anos de experiência na área, Empresário da Casa dos Geradores alerta para o perigo de tentar economizar não fazendo manutenção preventiva
Os geradores foram criados para facilitar a vida de quem depende de forma vital de um fornecimento de energia ininterrupto, principalmente nas grandes cidades, onde nem sempre a rede é estável, por diversos fatores. Porém, trata-se de um equipamento complexo, que precisa de manutenção especializada e constante, garantindo um funcionamento seguro da máquina.
Quem alerta é o eletrotécnico e especialista em geradores, Marivaldo Porto Sampaio, que tem mais de 30 anos de experiência na área. Empresário da Casa dos Geradores, ele chama a atenção para a importância da manutenção adequada para o melhor desempenho e um uso seguro dos geradores. “Um gerador tem que passar por manutenção preventiva a cada 12 meses ou ao completar 250 horas de uso, o que acontecer primeiro. Por se tratar de um equipamento de alta complexidade, seus componentes demandam atenção periódica, e portanto, a manutenção preventiva de geradores maximiza a vida útil e o pleno funcionamento das máquinas”, diz Marivaldo, ressaltando que um gerador pode durar até 20 anos funcionando em alto nível, estando com a manutenção em dia.
Um dos grandes motivos para clientes deixarem a manutenção preventiva para depois, ou mesmo nunca realizar uma, é o custo. Mas Marivaldo alerta que isso pode ser ainda mais dispendioso. “Fazer a manutenção acaba sendo mais econômico a médio e longo prazo, já que ao detectar uma falha em potencial, ela pode ser corrigida logo no começo. Assim, o reparo acaba tendo um custo menor, evitando prejuízos, transtornos e garantindo a distribuição da energia de forma ininterrupta. Geralmente, os clientes pensam que estão economizando deixando de realizar a manutenção, mas não é verdade. Esse é aquele típico caso onde o barato vai sair caro mais à frente. Isso porque a chance de acontecer algum problema por falta de manutenção é enorme. Ainda bem que isso é fácil de evitar, pois basta realizar a manutenção periodicamente”, explica.
Só em setembro deste ano, foram dois casos de grande repercussão envolvendo incêndios em geradores, um no Rio de Janeiro e outro no Paraná. Marivaldo explica que os geradores não são máquinas perigosas. “Tudo depende da forma como eles são cuidados, assim como um carro, uma casa, um computador. A questão é que deixar de fazer a manutenção num gerador traz muitos riscos, inclusive para a vida das pessoas. Porém, se eles forem mantidos corretamente, são equipamentos totalmente seguros”, garante.